Peregrino Manuel Londreira fez paragem no Jornal “O Ilhavense”

0
296
Manuel Londreira, o Peregrino, segurando uma edição do Jornal "O Ilhavense"

No passado dia 21 de junho, o Jornal “O Ilhavense” recebeu uma agradável visita do peregrino mais famoso de Portugal. Manuel de Jesus Londreira, de 75 anos, efetuou uma paragem na redação deste jornal, na sequência de uma visita ao Posto Médico do Centro de Saúde de Ílhavo.

Manuel Londreira no interior da redacção do Jornal “O Ilhavense”

O Sr. Manuel Londreira natural de Vila de Fajões, concelho de Oliveira de Azeméis, a residir em Serradelo há 23 anos, desloca-se em peregrinação de Castelo de Paiva até S. Tiago de Compostela, seguindo para o Santuário de Fátima.

Este pagador de promessas alheias, realiza esta peregrinação mais do que uma vez por ano, sendo este ano a terceira vez que faz a viagem. Iniciando a jornada a pé, de Castelo de Paiva até Santiago de Compostela, continua de bicicleta até ao Santuário de Fátima, com paragens pelo caminho para comer e dormir.

As dormidas são sempre em quartéis de bombeiros, em albergues ou lares. Diz ser sempre muito bem-recebido nos quartéis dos bombeiros e em restaurantes que lhe dão de comer pelo caminho.

Manuel Londreira, o peregrino mais famoso de Portugal,
Manuel Londreira, o peregrino mais famoso de Portugal, em frente à redacção do Jornal “O Ilhavense”

Manuel Londreira faz-se acompanhar de todos os documentos necessários à sua correta identificação como peregrino, incluindo atestados médicos, declarações e a sua credencial que é carimbada em todos os locais onde dorme.

Esta é a 97ª vez que realiza esta jornada até Fátima (a Santiago de Compostela já foi 57 vezes). Segundo o próprio, já percorreu um total de 47.000 Km desde que iniciou esta atividade, em 1976, para cumprir uma promessa, e desde aí nunca mais parou.

Na sua bicicleta, é a terceira vez que faz a viagem até Fátima. Bem-adaptados ao quadro da bicicleta, traz o cajado de peregrino (símbolo de Santiago de Compostela), as roupas, os documentos e uma bandeira de Portugal, já que este peregrino também aproveita para torcer pela nossa Seleção, durante a viagem.

Encontra-se atualmente a tentar obter a doação de uma nova bicicleta, devido ao debilitado estado da atual. Quem estiver interessado em doar, poderá contactar a redação de “O Ilhavense”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome