Illiabum Clube faz história e vence Taça de Portugal de Basquetebol

0
207

A equipa do Illiabum Clube ganhou a Taça de Portugal de basquetebol, frente ao Benfica, no passado dia 18 de março. A vitória, em Braga, deu início aos festejos que se mantiveram durante a viagem de regresso da equipa, que se juntou a uma concentração de adeptos, no Museu Marítimo de Ílhavo (às 23h30), organizando-se em caravana automóvel para transportar a Taça até ao Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste. A Taça foi transportada num carro dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo (BVI), recebendo ovações de mais de uma centena de pessoas, que saíram de casa, em clima de festa e alegria, para receber os jogadores, junto ao Pavilhão.

Illiabum!!!!!! Nós somos campeões!!!! Não fique por casa, venha festejar!

Pubblicato da Ílhavo Lovers su domenica 18 marzo 2018

Foi a primeira vez na história do clube que o Illiabum arrecadou a Taça de Portugal, depois de já ter marcado presença na final daquela competição, nas épocas desportivas de 1988/1989 e de 1991/1992. Acabou por ganhar, por 91-83, ao Benfica, que tinha conquistado as últimas quatro edições da taça.

A equipa de Pedro Nuno começou a encaminhar-se para a vitória logo na primeira parte do jogo, com agressividade na defesa e a arte de Augusto Sobrinho (14 pontos) e Jeffrey Early Jr. (35 pontos). No segundo período, a vantagem chegou a ser de 26 pontos (48-22), sem que o Benfica se conseguisse impor.

Depois do intervalo, os encarnados tentaram uma reviravolta, e ainda marcaram 30 pontos, com João Soares, Carlos Morais e Carlos Andrade em destaque, encurtando a vantagem (68-63 ainda no terceiro período e 76-71 já no quarto). Nessa altura, o Illiabum conseguiu cinco pontos consecutivos (triplo de Diogo Araújo e cesto de Sobrinho), recuperando o ritmo e deixando, novamente, o adversário para trás.

Pedro Nuno, treinador do Illiabum disse sentir “um orgulho enorme” nos seus jogadores, especialmente nos mais jovens. “Eles acreditaram sempre na conquista desta Taça de Portugal. Estou muito emocionado e nem sei o que dizer. Não tenho jeito para estas coisas. É a primeira Taça de Portugal que conquisto em Portugal como treinador”, referiu o técnico.
“Ninguém acreditava em nós, mas fizemos bem o nosso trabalho. Foi um sucesso muito sofrido, depois dos problemas que temos passado ao longo da temporada”.

O Norte Americano Jeff Early foi o MVP da partida com 36 pontos e a liderança da equipa. O atleta mostrou-se feliz pela conquista. “É uma coisa incrível. Jogamos frente à melhor equipa, mas viemos para dar tudo. Tempos muitos jovens e muito talento”.

Em Braga, após a vitória histórica.

A Câmara Municipal de Ílhavo felicitou, através do seu Facebook, o Illiabum Clube pela vitória, recebendo a equipa no seu Salão Nobre. Para a Autarquia “o feito reveste-se de dupla relevância já que, por um lado, este importante marco desportivo conquistado pelo Illiabum Clube projeta o Município de Ílhavo como referência no panorama do desporto nacional através do papel das suas Associações e Coletividades Desportivas, e, por outro lado, a Câmara Municipal de Ílhavo associa-se ao orgulho que o clube, a sua direção, a equipa e staff técnico, e os seus associados, vivem nesta histórica data dado que a conquista deste troféu nacional de basquetebol é inédita no palmarés do Illiabum.”

No dia 19 de Março de 2018, com o Salão Nobre repleto, a informalidade do momento foi propositadamente proporcional à euforia e à festa que Ílhavo, o Illiabum e os seus adeptos têm vivido nestes últimos dias, espelhada nas diferentes intervenções proferidas nesta receção pelo capitão da equipa, Augusto Sobrinho, pelo treinador, Pedro Nuno, e pelo presidente do Clube, Pedro Novo.

O presidente do Clube, Pedro Novo, o Presidente da CMI, Fernando Caçoilo e o capitão da equipa, Augusto Sobrinho, com a Taça da Vitória

A encerrar a merecida homenagem aos vencedores, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo enalteceu o empenho e a entrega da equipa no jogo da final que reflete a identidade das gentes de Ílhavo, da sua bravura e coragem de marinheiros com que enfrentavam a Faina.

Fernando Caçoilo sublinhou igualmente a importância desta conquista desportiva não só para o palmarés histórico do Illiabum Clube mas pela projeção do Município de Ílhavo no panorama do desporto nacional.

Leia a notícia completa na edição em papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome