Ílhavo comemora Dia Internacional dos Arquivos

    0
    401

    No ano em que se completam 120 anos da Restauração do Concelho, o Centro de Investigação e Empreendorismo do Mar de Ílhavo – CIEMar e o Centro de Documentação de Ílhavo (CDI), têm vindo a desenvolver um conjunto de atividades para que a comunidade conheça a história do município, através do seu arquivo. Assim, o Dia Internacional dos Arquivos (DIA) foi assinalado em Ílhavo, na passada quarta-feira, dia 13 de junho.

    As celebrações decorreram entre os dias 11 e 15. Segundo Eliana Fidalgo, técnica do CIEMar e do CDI, ao jornal ‘O Ilhavense’, no conjunto de todas as atividades, participaram mais de centena e meia de pessoas, entre as atividades dirigidas ao público escolar e em geral.

    No dia 13 a sessão aberta consistiu em dois momentos, como explicou na receção, Eliana Fidalgo:

    “um olhar sobre a dissertação de Manuel Ferreira Rodrigues, um olhar sobre a biografia de Arrais Ançã, uma figura ilhavense, muito peculiar do município e um agradecimento oficial às pessoas que colaboraram connosco, doando documentos e objetos”.

    O segundo momento consistiu numa visita à exposição dos 120 anos da Restauração do Concelho de Ílhavo e à Mostra Documental pelo centenário do Salvamento do navio Desertas.

    O investigador e docente na Universidade de Aveiro, Manuel Ferreira Rodrigues tem focado o seu trabalho nos “Arquivos, Património e História”. A sua apresentação pautou-se pelo percurso histórico, desde os primeiros arquivos, passando pela relação entre o historiador e o arquivo e de como será um arquivo do futuro.

    O ex-diretor do arquivo municipal de Aveiro mostrou publicamente a sua satisfação em fazer parte destes festejos e destacou a relevância do trabalho da autarquia de Ílhavo na preservação da história: “se queremos preservar a nossa memória temos de conhecer as fontes. Sem elas o nosso futuro será muito condicionado. Nisso o município de Ílhavo tem sido um exemplo”, reforçando que, “dos dezanove municípios de Aveiro, apenas quatro” festejaram o DIA.

    O lançamento da publicação “Nossa Gente: Biografia do Arrais Ançã”, foi apresentado pelo investigador do CIEMar, Pedro Silva e o agradecimento público das doações e depósitos de documentos ao Município de Ílhavo, efetuados no primeiro semestre de 2018.

    Leia a notícia completa na edição em papel.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Introduza o seu comentário
    Introduza o seu nome