A grande “Aventura do Bacalhau”

Valdemar Aveiro brilhou em Espanha

0
123

Teve lugar no passado dia 24 de Agosto em Ferrol, município espanhol situado no noroeste da Galiza, Província da Corunha, uma Conferência subordinada ao tema “História da Pesca do Bacalhau na Terra Nova”, tendo como Orador o Capitão Ilhavense Valdemar Aveiro que brilhou a grande altura no Ateneo Ferrolan com auditório superlotado – todos os cerca de 170 lugares sentados ocupados e ainda muita gente de pé nas laterais, havendo casos de pessoas que não conseguiram entrar no auditório. Isto numa cidade apenas com cerca de sessenta e oito mil habitantes. Registe-se um bom número de intelectuais espanhóis de grande nível cultural que animaram a Conferência com questões muito pertinentes a que Valdemar Aveiro responderia com categoria. Em destaque esteve também a projecção do vídeo “Nos Mares da Memória”, versão curta, de autoria de Rui Bela, também ele já com prémios internacionais alcançados em festivais de cinema um pouco por toda a Europa. Diga-se de passagem que este vídeo documentário sobre a “Grande Aventura” sobre a Pesca do Bacalhau”, que serviu de introdução à palestra de Valdemar Aveiro, foi muito ovacionado por toda a assistência e mereceria também aqui, grandes elogios.

Presentes ao acto e fazendo parte da mesa desta Conferência estiveram Fernando Caçoilo, Presidente do Município Ilhavense, o Editor dos livros de Valdemar Aveiro, Dr. Batista Lopes, da Âncora Editora, José Manuel Muniz, presidente da AETINAP – Associação Espanhola de Titulados Náutico-Pesqueira.

Foi também notória a presença de Rui Bela, autor do vídeo já mencionado que se fez acompanhar de Senos da Fonseca, um dos comentadores do documentário “Nos Mares da Memória” e igualmente muito agradável foi vermos neste evento uma digna representação da Confraria do Bacalhau, de Ílhavo, e ainda de alguns ilhavenses que se deslocaram a Ferrolan em missão solidária e de apoio ao “velho Lobo do Mar” Valdemar Aveiro.

Leia o artigo completo na edição em papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome