Obra do Parque de Merendas da Vista Alegre está em marcha

1
959

A Junta de Freguesia de São Salvador (JFSS) vai avançar com a construção de um Parque de Merendas junto ao recinto da Feira dos 13, na Vista Alegre.

A obra foi apresentada no passado dia 23 de Julho à Câmara Municipal de Ílhavo (CMI), também parceira da JFSS neste projecto, através do Contrato Interadministrativo que financia, em parte, a construção deste Parque.

A Junta prevê que a obra tenha um custo superior a 25.000 euros, contabilizando que a mão-de-obra e a maquinaria serão os maiores encargos.

O projeto de construção do Parque foi oferecido à JFSS pelo grupo de arquitectos “COGarquitectos”. Apenas os custos de levantamento topográfico foram contratados a empresas externas e suportados pela autarquia.

A obra será concretizada, na sua maior parte, com recursos da Junta de Freguesia, que irá adquirir todas as ferragens e madeiras tratadas a empresas prestadoras de serviços nessas áreas.

João Campolargo, Presidente da JFSS, destaca que esta é “mais uma obra, à semelhança do executivo anterior, que vai ser realizada quase a 100% pelos operacionais da Junta.”

O parque deverá ser dotado de água potável e terá capacidade para 150 a 200 pessoas, (26 mesas com capacidade para 8 a 10 pessoas e 6 churrasqueiras no total).

Segundo João Campolargo, a autarquia não determina, por enquanto, um prazo de execução para o projeto, dado que se encontra a fechar negociações com fornecedores. A compra de 50% das madeiras foi confirmada no passado dia 4 de outubro, havendo ainda a necessidade de aquisição de outro tipo de madeira para a construção dos passadiços e do balanceamento sobre a ria, e de materiais para a construção das churrasqueiras.

A recolha de lixo no local será da responsabilidade da CMI que fará a instalação de contentores e de um ecoponto, fazendo a Junta também um depósito de cinzas. Neste contexto, os cidadãos serão co-responsáveis por ajudar a manter a limpeza do parque.

A Junta de Freguesia de São Salvador conta ainda com a envolvência do Sporting Clube da Vista Alegre na disponibilização das casas de banho, para apoio ao Parque de Merendas.

O objectivo aqui é criarmos um espaço de convívio, mas também um espaço que albergue o elevado número de pessoas, por referência do Município, que visita os nossos museus e os nossos espaços – afirma João Campolargo.

“Turistas que, muitas vezes, podiam organizar pic-nics na nossa zona, e que nem sempre encontram locais para isso. O nosso objectivo é fixar, cada vez mais, quem nos visita, à nossa freguesia. E também dar mais condições às pessoas que, por imposições de construção (vertical), não têm tantos espaços ao ar livre. Zonas que ofereçam a comodidade necessária para organizar, por exemplo, uma festa de aniversário para crianças, em segurança.

“O Executivo tem muitas ideias para a freguesia e esta é uma delas, no seguimento do trabalho que temos vindo a realizar nos últimos tempos”

“O restabelecer da dignidade aos espaços da Nossa Senhora dos Campos, incluindo as antigas casas de banho (e hoje verifica-se uma presença quase rotineira de pessoas, ao fim-de-semana e durante a semana, a fazerem pic-nics nesses locais). O melhoramento do parque da Gafanha de Aquém, junto à ria, reforçando-o com mais duas mesas e mantendo o tratamento das relvas e das árvores com maior assiduidade. Na Coutada, a instalação de outro parque geriátrico, para além do que já havia sido instalado junto ao novo Quartel dos Bombeiros…”

Leia a notícia completa na edição em papel.

1 COMENTÁRIO

  1. O projecto parece ser agradável mas… Se já temos mesmo ás portas da cidade um parque merendas, (na Gafanha d,Aquém), não se compreende porque vai a autarquia gastar tanto dinheiro que tanta falta faz para obras que beneficiem toda a comunidade,e não só aqueles que pretendem passar umas horas a cavaquear,e comer umas fevras de churrasco. Seria mais importante,( por exemplo) aplicar essa verba na reparação do pavimento de muitas ruas da cidade, estando algumas delas em estado lastimável não só no que diz respeito ao pavimento, como as tampas de saneamento uma baixas de mais, outra muito altas. Peço desculpa por este desabafo. Mas isto é aquilo que eu penso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome