Reabilitação da Vista Alegre ganha galardão europeu RegioStars

    0
    167

    O prémio Escolha do Público do galardão europeu RegioStars foi atribuído ao projeto de requalificação do lugar da Vista Alegre. A distinção foi divulgada no passado dia 9 de outubro, em Bruxelas, em cerimónia que teve lugar ao final do dia.

    Lugar da Vista alegre requalificado

    A requalificação e ampliação do Museu da Vista Alegre, projeto percursor de toda a requalificação do chamado “Lugar da Vista Alegre” estava na lista dos 21 finalistas dos prémios europeus RegioStars 2018, um galardão com o qual a Comissão Europeia distingue projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional, apoiados por fundos europeus.

    O grupo Vista Alegre investiu 44 milhões de euros para “rejuvenescer” aquele lugar, ao dar nova vida à capela e ao teatro, ao modernizar a fábrica e ao reconverter o antigo palácio da fábrica num hotel de cinco estrelas.

    O Centro de Negócios do Fundão, que criou 500 postos de trabalho qualificados após uma aposta na atração de tecnológicas para aquele concelho do distrito de Castelo Branco, também levou para casa o prémio RegioStars, na categoria de apoio à transição industrial inteligente.

    Os prémios foram entregues durante a cerimónia RegioStars Awards, que decorreu a 10 de outubro, no Square, Centro de Convenções em Bruxelas.

    O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, presente na cerimónia de entrega dos prémios, congratulou-se pela conquista, pelo Museu Vista Alegre deste importante prémio europeu.

    Destaco a importância que esta distinção tem para a afirmação cultural, patrimonial, económica e turística do Município, face ao indiscutível papel empresarial, económico e social que a Vista Alegre e a sua história representam

    Além disso, Fernando Caçoilo não quis deixar de «felicitar a Vista Alegre e o Grupo Visabeira, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), a Direção Regional de Cultura do Centro, a Turismo Centro Portugal e toda uma equipa empresarial e municipal que se envolveu com forte empenho e dedicação, quer no projeto de reabilitação do Museu, em 2010, quer na presente candidatura e que resultou na conquista do importante prémio RegioStars2018 e que transforma o Museu Vista Alegre, a partir de agora, num Património da Europa».

    A Escolha do Público

    O administrador da Vista Alegre, Paulo Soares, congratulou-se com o prémio, considerando que a Escolha do Público do RegioStars está ligada à imagem que a empresa tem junto dos portugueses.

    A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, salientou que o projeto da Vista Alegre “é absolutamente diferente”, ao ter conseguido não apenas renovar “aquilo que era uma aldeia industrial”, mas assegurar outras dimensões no espaço, como o turismo ou a cultura.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Introduza o seu comentário
    Introduza o seu nome