Alunos da Gafanha da Encarnação abraçam com “aTTitude” o desafio pelos Cuidados Paliativos Pediátricos

0
16

No dia 12 de outubro, na Escola Básica da Gafanha da Encarnação, a comunidade escolar, mostrando uma espontânea vontade contra a apatia e a indiferença e dando azo à imaginação e à criatividade, fez desfilar variadíssimos chapéus, participando na III Edição “Chapéus com aTTitude”.

Através do uso de chapéus, a IPSS aTTitude, no âmbito de uma campanha de sensibilização internacional dinamizada pela The International Children’s Palliative Care Network (ICPCN), pretendeu alertar a sociedade para o direito das crianças com doenças crónicas ou incapacitantes e das suas famílias em receberem cuidados paliativos pediátricos. Os cuidados paliativos pediátricos não devem ser considerados cuidados de fim de vida, mas devem ser entendidos como um complemento aos cuidados curativos, tendo início no reconhecimento/diagnóstico da doença, ajudando a criança e seus familiares ao longo de todo o processo.

Portugal é ainda considerado o país menos desenvolvido da Europa Ocidental nesta área da saúde, havendo cerca de 7 mil crianças e jovens com necessidades paliativas.

Leia o artigo completo na edição em papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome