A Pesca do Bacalhau – História, Gentes e Navios Os Lugres da Pesca à Linha – Tomo II – João David Marques

0
168

Mensagem do Presidente da Fundação Gil Eannes – Tomo II

Viana do Castelo é terra de gente do mar e a Fundação Gil Eannes tem feito um admirável esforço no sentido de ajudar a preservar o património do Navio Museu Gil Eannes, que se confunde, de forma inegável, com a história da nossa cidade. Nesse sentido, fico sempre satisfeito quando lançamos uma nova publicação com temática dedicada ao nosso mar. O lançamento do II Tomo do livro “A Pesca do Bacalhau – História, Gentes e Navios” incide, mais uma vez, sobre a pesca do bacalhau, a presença das frotas bacalhoeiras, a construção dos navios e a vida e faina dos pescadores.

Viana do Castelo é cidade de pesca, terra onde consumimos muito e bom bacalhau.

Somos berço de navegadores, de gente do mar, somos concelho com praia, com pescadores e com alma de Ribeira. Por tudo isto, reforço a honra que é associar o concelho, através da Fundação Gil Eannes, a este conjunto de livros tão bem elaborados, preparados com uma óbvia sabedoria e uma apaixonada dedicação.

Esta é uma obra composta por quatro volumes, que resulta de uma pesquisa exaustiva, de uma investigação minuciosa que vem revelar, de um prisma diferente, parte da nossa história. Esta obra, da autoria de João David Batel Marques, Capitão da Marinha Mercante, é, de forma evidente, o resultado de um estudo dedicado de alguém que, ao longo de muitos anos, viveu a pesca do bacalhau.

É um orgulho, para a Fundação Gil Eannes, voltar a associar-se a esta obra, que contém tanto conhecimento e tanto amor pelo mar.

Estou certo que, para vianenses em particular e para portugueses no geral, esta será uma obra de destaque, que ajudará a preservar a nossa história e a valorizar os nossos antepassados.

O Presidente da Fundação Gil Eannes

José Maria Costa

DEIXE UMA RESPOSTA

Introduza o seu comentário
Introduza o seu nome