No dia 8 de agosto, o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) assinala o seu 83.º aniversário, com a abertura da exposição “Transparências da Ria e do Mar, por Cândido Teles”, que resulta da doação pela família de 121 obras do primeiro período pictórico do artista ilhavense. Um conjunto de obras que revelam a beleza de todo e qualquer recanto da Ria de Aveiro: moliceiros, marinhas, a praia da Costa Nova e os barcos da arte xávega surgem esplendorosos nas suas obras onde os retrata com suavidade, fazendo sobressair da paleta cromática os tons de azul em contraste com tonalidades mais quentes, quase aguareladas, como se de transparências se tratassem.

Na mesa digital “Cândido Teles: Um pintor Ilhavense” estará disponível informação detalhada sobre a coleção, tendo sido apoiada pelo programa ProMuseus, financiado pela DGPC.

Durante o dia, nas redes sociais do MMI será lançado projeto fotográfico “O Homem Tranquilo”, de Alexandre Sampaio, que dialoga com a obra do pintor e escultor Cândido Teles, nas representações que este faz da Costa Nova. O projeto “O Homem Tranquilo” culminará em 2021.

No domingo, dia 9, estarão de regresso as visitas Sentidos de Mar, com um percurso pedestre, que já está esgotado, sobre o tema “Cândido Teles: a Costa Nova como (quase) nunca a viste…”, uma viagem que permitirá redescobrir a praia da Costa Nova pelo olhar do artista ilhavense.

As comemorações do 83.º aniversário do MMI, que servirão de preâmbulo para a celebração do centenário do artista ilhavense em 2021, ficarão igualmente marcadas por mais uma preciosa oferta com que a Associação Amigos do Museu de Ílhavo enriquecerá o espólio do Museu e que poderá ser contemplada na sessão comemorativa às 17h30.

As visitas ao museu, conforme definido pelo Plano de Contingência e Protocolo Interno, para a sua reabertura desde 1 de julho são de 30 em 30 minutos, com a primeira a realizar-se às 10h00, com período de abertura das 10h00 – 12h30 e das 14h30 – 18h00.

Programa:

sábado 8
10:00~18:00

. Exposição “Transparências da Ria e do Mar, por Cândido Teles”
Visita livre limitada a 5 pessoas
. Apresentação da Mesa Digital do projeto “Cândido Teles: Um pintor Ilhavense”
. Visitas ao Museu

15h00 Lançamento online de “O Homem Tranquilo”
. Projeto de fotografia de Alexandre Sampaio, uma reinterpretação da obra de Cândido Teles
. Página de Facebook do Museu Marítimo de Ílhavo

17h30 Sessão Comemorativa
. Lotação limitada
. Inscrições: visitas.mmi@cm-ilhavo.pt ∙ 234 329 990

domingo 9

10h00~12h30
. Cândido Teles: a Costa Nova como (quase) nunca a viste… ESGOTADO
. Visitas Orientadas Sentidos de Mar (pedestre)
. Convidada: Catarina Dias
. Ponto de encontro: Loja de Turismo da Costa Nova

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here