O município foi galardoado, pela primeira vez, com a Bandeira Verde ECOXXI. Este símbolo reconhece o trabalho local no desenvolvimento sustentável.
Ílhavo, enquanto concelho, é assim reconhecido como um dos 54 municípios mais sustentáveis do país, pelas boas práticas realizadas na comunidade com vista a um futuro sustentável.
A cerimónia de entrega do galardão decorreu no passado dia 27 de outubro, no Fórum Cultural de Ermesinde. O momento contou com a presença do presidente da Câmara, João Campolargo, onde afirmou que «distinção demonstra o progresso das políticas municipais de sustentabilidade e traduz o cumprimento de um dos objetivos traçados pelo Executivo em termos de política ambiental».
A distinção foi atribuída com base na avaliação de ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas em 2021 por uma Comissão Nacional, constituída por peritos de 34 instituições.
Esta é uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade a nível municipal, através da avaliação de indicadores nas áreas ambiental, social e económica. A distinção é atribuída aos municípios que obtenham um índice ECOXXI igual ou superior a 50%.
O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.