O município e o Museu Marítimo de Ílhavo apresentam a 6.ª edição do “Prémio Octávio Lixa Filgueiras”, no âmbito dos Estudos em Cultura do Mar. As candidaturas decorrem de 28 de janeiro a 31 de maio.
O galardão de homenagem ao importante arquiteto português premeia autores de dissertações académicas ou trabalhos de investigação realizados no âmbito da cultura marítima fluvial, nomeadamente nas áreas da História Marítima, Arquitetura Naval, Antropologia Marítima, Arqueologia Naval e Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.
São admitidos a concurso trabalhos de autoria coletiva. Podem concorrer autores nacionais ou estrangeiros, maiores de 18 anos.
O júri é constituído por quatro elementos: Miguel Filgueiras (representante da família do arquiteto Octávio Lixa Filgueiras), Inês Amorim (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), Eric Rieth (Universidade de Sorbonne – Paris) e Nuno Miguel Costa (representante do Museu Marítimo de Ílhavo e Câmara Municipal de Ílhavo).
O prémio da 6.ª edição do “Prémio Octávio Lixa Filgueiras” será entregue no dia 18 de novembro, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar.