Na continuação do trabalho que a Vista Alegre tem desenvolvido com os mais consagrados chefs de cozinha nacionais e internacionais, surge o prato Amonite.
Uma parceria com o aclamado chef Joachim Koerper, que tem feito grande parte do seu percurso no restaurante Eleven, resultou numa nova criação para a coleção Chef’s Collection, dedicada ao segmento Hotelware, da Vista Alegre.
As Amonites eram cefalópodes com concha que se extinguiram há 66 milhões de anos, no período pré-histórico. O continente europeu é fértil em amonites e estas são excelentes recursos para determinar a que período data a rocha em que se encontram fossilizadas, ajudando no estudo da história das alterações climáticas.
Esta foi a inspiração de Joachim Koerper para o desenvolvimento do prato Amonite. Uma inspiração com muitos anos e com sabor a mar, enobrecida pela brancura da porcelana e o savoir-faire da Vista Alegre.
Neste prato, Joachim Koerper expressa a sua paixão pela cozinha e ingredientes do Sul da Europa, paixão que lhe confere o reconhecimento como um dos grandes mestres da Cozinha Mediterrânica.
Na conceção de novos pratos de porcelana destinados a alta gastronomia ou fine dining, a Vista Alegre recorre a quem melhor conhece este universo excecional.
Desta associação original nascem peças requintadas e exclusivas, que aliam a primazia do design Vista Alegre a criatividade e o sentido prático exigidos pela gastronomia de excelência. A Chef’s Collection é um projeto que se estende já a vários países, assinalando uma presença crescente da Vista Alegre no setor, e potenciando, através desta relação próxima com os verdadeiros mestres na arte de bem servir, o seu reconhecimento como marca de referência – na inovação, na elegância e na qualidade.
Relativamente a esta parceria, o chef Joachim Koerper acrescenta: «A Vista Alegre faz parte da minha história há muitos anos. Quando cheguei a Coimbra, à Quinta das Lágrimas, onde fiz consultoria durante alguns anos, a qualidade da porcelana da Vista Alegre foi algo que logo me surpreendeu pela positiva. E de uma forma natural, este nosso “casamento” estendeu-se ao Eleven, onde já trabalhamos em conjunto há quase 20 anos, numa parceria que tem vindo a crescer e que espero se mantenha por muito tempo».
Joachim Koerper é considerado um dos grandes cozinheiros da Península Ibérica, tendo mais de 50 anos de carreira. Joachim Koerper pratica uma cozinha de mercado e de estação que aproveita os ingredientes frescos disponíveis em cada dia, em cada época do ano. É uma cozinha de sentidos, pois não se limita a explorar o paladar, pondo também à prova a vista e o olfato. É uma cozinha de carinho, onde tudo é feito com paciência e dedicação, desde os molhos às massas. É uma cozinha elaborada, estética, que não pretende apenas alimentar, mas antes visa proporcionar experiências gastronómicas memoráveis.