O Departamento de Geociências (DGeo) e a Unidade de Investigação GeoBioTec, parceiros institucionais do projecto CAMões, irão estar representados na primeira missão em análogo planetário lunar em Portugal. Esta missão, levada a cabo entre os dias 22 e 28 de novembro na ilha Terceira dos Açores será comandada pela Embaixadora da Universidade de Aveiro (UA) e colaboradora científica do DGeo, Ana Pires, e terá como participantes a investigadora Slavka Carvalho e o investigador e docente Rui Moura.
Esta equipa de sete pessoas, com diferentes nacionalidades, vai estar isolada na Gruta do Natal, na Ilha Terceira (Açores), a replicar o ambiente lunar. Esta é a primeira missão do projeto CAMões – Caving Analog Mission for Ocean, Earth and Space Exploration – que irá permitir tornar os Açores num test bed para astronautas de todo o mundo.
O evento marca o arranque do Projeto CAMões e dá a conhecer os detalhes da missão que coloca a Gruta do Natal, nos Açores, como o cenário ideal para missões de investigação que podem contribuir para estudos análogos e auxiliar no planeamento e design de missões lunares e marcianas.
Ao longo de sete dias e seis noites, a tripulação será a primeira a pernoitar nesse ambiente. Originários de cinco países, falam oito idiomas e representam mais de 11 áreas. Aproveitando as características únicas e a biodiversidade da gruta como contexto científico e de pesquisa, realizarão estudos em vários setores, treinos, testes de tecnologias, recolhas de dados, entre outras atividades científicas. Do lado de fora, uma equipa de especialistas em espeleologia, vulcanismo, microbiologia, geoquímica e medicina espacial atuará como “mission control”. Para além disso, terão, em permanência, uma equipa médica multidisciplinar, voluntária no projeto.
O projeto reúne diversos parceiros nacionais e internacionais e tem uma forte componente pedagógica, com especial enfoque nas STEAM, onde o programa Ciência Viva e ESERO tem aqui um papel de relevo ao levar esta missão às escolas, e multicultural, uma vez que engloba pessoas de várias partes do mundo.