Durante esta quadra natalícia, entre 12 e 21 de dezembro, a Câmara Municipal de Ílhavo promove um ciclo de seis concertos de música erudita, nas seis igrejas matrizes do município.
Com um programa de excelência e músicos de renome nacional e internacional, estes concertos são uma inspiração para este período de advento e são uma forma de valorização do património religioso do município.
O primeiro concerto realiza-se a 12 de dezembro, na Igreja Matriz da Gafanha da Encarnação, com o Bando de Surunyo, que regressa ao Município de Ílhavo com 12 músicos, para apresentar o programa ‘Mel e ouro – Conexões musicais peninsulares na Idade de Ouro’.
No dia seguinte, 13 de dezembro, na Igreja Matriz da Costa Nova do Prado, Nuno Inácio junta-se a Paulo Pacheco para um recital de flauta e piano, em que interpretam compositores portugueses, como António Vitorino d’Almeida, Sérgio Azevedo e Vianna da Motta.
A 14 de dezembro, na Igreja Matriz da Gafanha do Carmo, é a vez do Ensemble Vocal Capella Duriensis, que se apresenta com nove vozes e órgão, para interpretar um programa que remete para as diversas tradições de Natal europeias.
Na semana seguinte, no dia 19 de dezembro, na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré, o Bando de Surunyo volta a atuar, desta vez com duas vozes e teorba, apresentando um programa intimista de Natal: ‘Musas e Liras – uma viagem musical pela Europa dos séculos XVI e XVII’.
No dia seguinte, 20 de dezembro, na Igreja Matriz de São Salvador de Ílhavo, os jovens e enérgicos músicos do Quarteto Metamorfose trazem obras de Shostakovich, Weber e Mozart.
O último concerto, a 21 de dezembro, realiza-se na Igreja Matriz da Sagrada Família da Praia da Barra, com Ciglia Ensemble, em que António Vieira e Rui Gama interpretam canções tradicionais de Natal com guitarra e bandolim.
Todos os espetáculos realizam-se às 21:30 horas e têm entrada gratuita.