A Universidade de Aveiro (UA) vai ser um dos palcos das comemorações deste ano do Dia da Marinha, que decorrem na cidade de Aveiro durante este mês. Assim, a UA recebe hoje o colóquio ‘O Mar: Tradições e Desafios’, um evento que tem por objetivo ampliar o conhecimento do e sobre o mar, divulgar a importância das várias Marinhas ao longo dos tempos e dar a conhecer ao grande público como se teceram tradições e desafios.
A celebração do Dia da Marinha decorre daquela que tem sido uma prática iniciada em 2019 de envolver a Academia de Marinha nestas celebrações através da organização de um encontro científico e cultural com uma instituição de ensino superior sedeada na cidade escolhida para estas comemorações.
Nesta comemoração do Mar e da ação de todos aqueles que, direta ou indiretamente, o vivenciaram e vivenciam, abrem-se os horizontes sobre os tempos, tanto pretérito como presente, que importa analisar tanto na sua historicidade, como atualidade dos seus desafios e tradições culturais. Deste modo, através de múltiplos e interdisciplinares olhares será possível interpretar antigas e novas interrogações em torno da maritimidade, participando naquele que é o projetar de um futuro comum.
O colóquio realiza-se no Edifício da Reitoria e inclui quatro painéis subordinados aos seguintes temas:
– O Mar: Desafios de todos os tempos I – A sustentabilidade dos Oceanos;
– O Mar: Desafios da Atualidade I – A Prática dirigida à sustentabilidade;
– O Mar: Desafios da Atualidade II – A tecnologia ao serviço do conhecimento;
– O Mar: Desafios de todos os tempos II – Passado e Presente.
Vão estar presentes no evento o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, o chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, bem como também diversos palestrantes da UA e de outras instituições.