O Conselho de Gestão Estratégica do Hub Azul, Rede de Infraestruturas para a Economia Azul, reuniu-se dia 24 de julho no CEPAM-ECOMARE da Universidade de Aveiro (UA) na Gafanha da Nazaré e contou com a presença da Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão. Esta reunião visou promover um acompanhamento próximo dos trabalhos em curso dos vários Polos que compõem esta rede, na qual está incluído o Polo de Aveiro (CITAQUA).

Estiveram igualmente presentes a Diretora Geral de Política de Mar Marisa Lameiras da Silva, que Preside ao Conselho de Gestão Estratégica, e o Secretário-Geral da Economia e Diretor do Fundo Azul, João Rolo.

O Vice-reitor da UA Artur Silva recebeu e reuniu com a Secretária de Estado do Mar, tendo transmitido o empenho da instituição em promover o desenvolvimento da Economia Azul e o papel estratégico que o Polo de Aveiro, em articulação com o ECOMARE e as restantes unidades da UA que investigam temáticas relacionadas com o mar, poderá desempenhar para a promoção de novos modelos de negócio assentes na bioeconomia azul.

O investigador do Centro de Estudos do Amkbiente e do Mar (CESAM) e do Departamento de Biologia Ricardo Calado representa a UA no Conselho de Gestão Estratégica do Hub Azul e deu a conhecer os muitos projetos em curso no CEPAM-ECOMARE que visam a valorização inteligente e a preservação dos recursos marinhos endógenos, nomeadamente aqueles existentes na Ria de Aveiro.

O Hub Azul é financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência e tem como objetivo criar uma rede nacional de infraestruturas para a economia azul ao longo da Costa Continental Portuguesa (Leixões, Aveiro, Peniche, Oeiras, Lisboa e Olhão), reforçando assim o ecossistema de inovação da economia azul e desenvolvendo novas competências através da Blue Hub School.