A Agenda Verde para a Inovação Empresarial ‘ECP – Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal’ promove o ECP Green Summit’24, um evento dedicado à sustentabilidade e descarbonização, que terá lugar no próximo dia 24 de outubro, a partir das 9 horas, na Sala Multiusos do Museu Vista Alegre.

A Indústria, em particular a mais intensiva em energia, como a cerâmica, enfrenta inúmeros desafios para reduzir a dependência energética e as emissões de CO2, em alinhamento com os objetivos de descarbonização da UE.

Ao longo de um vasto programa, o ECP Green Summit’24 principal traz para o centro da discussão a transição energética e transição digital, reunindo especialistas, líderes empresariais, decisores políticos e inovadores para debater as soluções mais urgentes e eficazes para a redução das emissões de carbono, explorando o papel crucial da descarbonização na construção de um futuro mais verde.

O ECP Green Summit’24 é ainda a oportunidade para conhecer a evolução dos trabalhos de ID para descarbonização, transição energética e do desenvolvimento das plataformas digitais que decorrem no âmbito da Agenda Verde para a Inovação Empresarial ECP – Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal, financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Next Generation EU da União Europeia.

A participação é gratuita e aberta ao público em geral, com inscrição obrigatória até 21 de outubro em https://ecpgreensummit.uingress.com/.

A Agenda ECP – Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal é uma das 22 Agendas Mobilizadoras/Verdes para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em que a UA participa.  Com um investimento global de 100,7 milhões de euros, este consórcio é composto por 30 entidades, estando a Universidade de Aveiro presente com três projetos e um investimento 944,6 mil euros, nas áreas da capacitação de Recursos Humanos, circularidade de matérias-primas e novos produtos cerâmicos com sinterização a baixas temperaturas.