A junta de Freguesia de S. Salvador, no âmbito do concurso “ECO Freguesias XXI”, anunciou o início de um trabalho continuo para “uma freguesia limpa, com a ajuda de todos”.
O concurso ECO Freguesias XXI é inspirado no Programa ECOXXI de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 2005.
O objetivo é reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração dos habitantes na limpeza, remoção e encaminhamento, para destino final adequado, dos resíduos abandonados em espaços públicos, além do desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.
Em nota de imprensa, a Junta de Freguesia de S. Salvador assume a gestão dos resíduos como uma forte preocupação, acrescentando que a mesma deve ser também uma preocupação de todos os fregueses.
“A existência de um Ecocentro na freguesia torna-se fator impulsionador para a gestão e separação dos resíduos por parte da comunidade”,
explica o Executivo, informando que a sensibilização já foi iniciada com a criação de dois pendões itinerantes/deslocáveis/nómadas que seguem os eventos na Freguesia e que são colocados estrategicamente em vários locais.
Também no âmbito da sensibilização, a comunicação entre a JFSS e as grandes empresas da freguesia já foi iniciada, assim como com outras entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Ílhavo, SUMA e Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes. O primeiro contacto teve como objectivo o diagnóstico das suas atividades e avaliação das formas de tratamento dos resíduos produzidos.
A Junta de Freguesia está a avaliar e pesar todos os lixos produzidos, em especial nos cemitérios, onde se regista uma maior produção. Posteriormente, e depois de todas as avaliações, serão tomadas novas medidas, mais ecológicas e amigas do ambiente.
Na mesma nota, a JFSS recorda que nos últimos anos tem vindo a adoptar várias medidas verdes.
Leia a notícia completa na edição em papel.