A edição de 2026 da Corrida Popular da Costa Nova do Prado, que decorrerá no dia 27 de junho, pelas 19 horas, vai contar com o aumento de participantes, a parceria principal com a Civilria e a inclusão da Feira da Saúde.
A prova, que integra a programação da Semana Jovem Ílhavo 2026, tem 2.250 vagas distribuídas pela Corrida dos mais Pequenos (125 dorsais), Caminhada (250 dorsais) e a corrida dos 10km (11875 dorsais).
De acordo com a autarquia, tem-se vindo a trabalhar para que seja uma prova «atrativa e relevante para a modalidade, para os atletas e clubes ou, simplesmente, para os amantes do atletismo. Carla Martinho, do Beira-Mar, continua como madrinha da prova.
Outra das novidades desta edição de 2026 passa pela parceria estabelecida com a Civilria Runclub (Grupo Civilria), para além dos parceiros institucionais, como as Juntas de Freguesia da Gafanha da Encarnação e da Gafanha da Nazaré, e a Câmara Municipal de Vagos. Segundo comunicado, o município ilhavense refere que «a Civilria tem demonstrado disponibilidade para abraçar projetos que permitam revelar a sua responsabilidade social e desportiva e que desenhem no espaço público, na sociedade, uma ética inovadora de afirmação da sua identidade empresarial».
A terceira novidade é a integração da Feira da Saúde, com a presença de entidades que prestarão informação, aconselhamento, serviços em áreas como fisioterapia, cuidados médicos primários, enfermagem e nutrição. A Feira da Saúde estará localizada junto à área técnica e administrativa da corrida.
A Câmara Municipal refere ainda que haverá restrição de trânsito entre as 16 e as 21 horas de 27 de junho na zona sul da Costa Nova, no acesso à Vagueira. Não haverá qualquer situação de isolamento ou de interdição de acesso à Costa Nova ou à praia.










