Foto: Paulo Santos

Os LES A LES vão apresentar-se ao vivo no próximo dia 30 de outubro, às 23 horas, no foyer da Casa da Cultura de Ílhavo, num espetáculo que faz parte da edição de 2026 da Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo. O concerto é gratuito e o vinil tem um custo de 10 euros.

Recorde-se que esta foi a banda selecionada para receber o apoio discográfico deste ano do 23 Milhas, destinado a projetos inscritos na PRAIA, plataforma de registo de artistas ilhavenses. O apoio previa a gravação de um disco em vinil de 12’’, com 300 cópias, e um concerto de apresentação do EP/LP.

LES A LES é um projeto de música eletrónica e experimental que cruza palavra, voz e matéria sonora criado por Charles Lazer, artista residente em Ílhavo, e por Vítor Hugo. Unidos pela música há cerca de duas décadas, já colaboraram em diversos projetos. «A banda surge da vontade de explorar o som para lá das fronteiras convencionais da canção», refere-se em comunicado.

Vítor Hugo é cantor, guitarrista e compositor, e tem desenvolvido o seu percurso musical também noutros projetos, como Moonshiners. Charles Lazer é multi-instrumentista, produtor, beatmaker e DJ, e tem construído o seu percurso entre eletrónica, rock, hip-hop, jazz e a produção. É desse cruzamento que nasce LES A LES, em que as máquinas e a palavras se tornam os elementos centrais. Sintetizadores, beats, texturas, percussão, guitarras e vozes convivem com uma narrativa em português. «A palavra não surge apenas como veículo de uma mensagem: é ritmo, textura e matéria musical», sublinha-se.

Do júri do concurso fizeram parte a vereadora da cultura do Município de Ílhavo, Maria Eugénia Pinheiro; Margarida Campelo, que orienta a edição deste ano da Orquestra do Mar; o maestro Henrique Portovedo; Pedro Teixeira, programador do Cinetreatro Alba – Albergaria-a-Velha; e Pedro Junqueiro, da Audiowax, onde o vinil foi produzido.

Sobre o Apoio Discográfico 23 Milhas, sabe-se que será anual e que procura estimular a criação artística e musical, apoiar a valorização e profissionalização dos agentes culturais locais e fomentar a divulgação de projetos integrados na PRAIA. A inscrição no PRAIA está aberta a todos os artistas que sejam naturais ou residentes no Município de Ílhavo, bem como a todos que desenvolvam o seu trabalho em e/ou a partir de Ílhavo.