Vespa Velutina (também conhecida por vespa asiática)

A Junta de Freguesia de São Salvador, em resposta a solicitação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Direção-Geral de Alimentação e Veterinária divulgou, nos seus painéis de afixação e atendimento ao público, bem como na sua página da internet, informação relativa à Vigilância e Controlo da Vespa velutina (também conhecida por vespa asiática):

A Vespa velutina nigrithorax, adiante designada apenas por Vespa velutina, é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera), encontrando-se, por enquanto, aparentemente circunscrita a concelhos do norte do País. Esta vespa asiática, proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia, ocorre nas zonas montanhosas e mais frescas da sua área de distribuição.

A sua introdução involuntária na Europa ocorreu em 2004 no território francês, tendo a sua presença sido confirmada em Espanha em 2010, em Portugal e Bélgica em 2011 e em Itália em finais de 2012.

Na época da primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados. Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar:

  • na apicultura – por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas;
  • para a saúde pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

 

Sugerimos a consulta ao portal SOS VESPA, através do seguinte endereço na internet:
www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/gloablnews/arq/sosvespa

Ficha de identificação da espécie

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here