A fábrica de porcelana da Vista Alegre, em Ílhavo, integra nas suas coleções uma grande diversidade de objetos de natureza religiosa que cruzam diferentes épocas de produção e formas de expressão.

A exposição “Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção”, inaugurada no dia 4 de outubro e organizada pela Vista Alegre e pela Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Aveiro, revela ao público a ligação entre a arte da porcelana e a devoção, reunindo um conjunto de objetos “diversificado”, com “diferentes suportes materiais, estilos, técnicas decorativas, épocas e origens”.

No catálogo da exposição, pode ler-se que “as peças de porcelana fabricadas pela Vista Alegre para o serviço do culto e devoção dos cristãos são marcadas por uma beleza ímpar, sempre destacando a sua delicadeza”, opinião de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro. Já Nuno Barra, administrador da Vista Alegre, garante que “a fé e o sagrado, que distinguem a produção da Vista Alegre de todas as outras do mundo, continuarão a fazer parte da história da marca”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here