O Aquário dos Bacalhaus, um dos principais ex-libris do Museu Marítimo de Ílhavo, comemora este mês nove anos de vida. Para assinalar a data há um programa para toda a família no fim-de-semana de 15 e 16 de janeiro.
No sábado, dia 15, de manhã, há uma sessão especial de leitura para crianças com a história “Aquário”, de Cynthia Alonso, e a oportunidade de conhecer as particularidades da profissão de mergulhador, tão importante para o funcionamento do Aquário dos Bacalhaus.
Ao início da tarde de sábado e de domingo, o programa inicia-se com o espetáculo de marionetas “Sereias e Baleias”. Segue-se a apresentação do livro “Os Peixes que Fugiram da História”, de Maria João Freitas com as ilustrações de Mariana Rio. A tarde termina com a abertura da exposição “Heróis do Mar”, da Quinto Palco, com uma visita-performance promovida pela associação.
No domingo, dia 16, às 16h, é inaugurada “Peixografia”, uma exposição fotográfica de Vasco Pinhol, um dos mais conceituados fotógrafos subaquáticos do mundo, que retrata os bacalhaus quando são capturados.
A exposição de fotografia será o fio condutor para uma conversa sobre o impacto das alterações climáticas, com Vasco Pinhol, João Miguel Dias (diretor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, diretor da licenciatura em Ciências do Mar e investigador na área da oceanografia física) e João Correia (biólogo marinho, proprietário da empresa FlySharks, que realiza transportes de diversas espécies marinhas vivas para aquários de todo o mundo).
O programa comemorativo do 9.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus é gratuito, mas devido aos constrangimentos de saúde pública, todas as ações exigem inscrição prévia. Mais informações aqui.
*Assine o jornal aqui.