Foto: O Ilhavense

Inaugurado a 17 de janeiro, o Laboratório do Envelhecimento (Ílhavo) é um projeto que pretende liderar o processo de inovação no setor social.

No ato, estabeleceram-se os primeiros acordos de parceria com diferentes unidades de investigação, como a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, o Politécnico de Leiria e o Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração, a Kentra Technologies, o Centro de Saúde de Ílhavo, a Associação Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes, a Mais Feliz Associação Cultural e Social e a Associação Nacional de Gerontólogos.

O Laboratório do Envelhecimento tem um programa para desenvolver nos próximos meses num trabalho articulado, em que a ideia é juntar a investigação aplicada às empresas e aos seniores que participam em programas de estimulação. Como meta a criação de condições para uma vida ativa, autónoma e saudável, com a possibilidade da existências de medidas preventivas no campo da saúde para construir modelos que antecipem problemas.

O Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, foi um dos signatários deste acordo num ato em que também esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo.