Foto: Unir Para Fazer

O Movimento de Cidadãos Eleitores Independentes ‘Unir Para Fazer’, que lidera os Executivos da Câmara Municipal de Ílhavo e da Junta de Freguesia de São Salvador, reuniu na última semana.

Na agenda de trabalhos esteve em destaque o planeamento das atividades para os próximos meses e a análise dos resultados das eleições legislativas de 30 de janeiro.

Nesta reunião foi decidida a organização da 2ª Convenção do Movimento ‘Unir para Fazer’ para o início da Primavera, que irá reunir autarcas, apoiantes, especialistas e a população num encontro de reflexão e de análise sobre causas comuns.

Em comunicado, o Movimento aponta que “esta Convenção resulta do compromisso assumido pelo ‘Unir Para Fazer’ de colocar as pessoas em primeiro lugar, ouvindo e acolhendo as suas ideias, e privilegiando o desenvolvimento da qualidade de vida da população para construir uma comunidade coesa, justa e solidária”.

Sobre a análise aos resultados das eleições legislativas antecipadas, o Movimento “destaca, como fator positivo, a diminuição da percentagem de abstenção, mais baixa do que em 2019, considerando um dado significativo, na medida em que estas eleições se realizaram em pandemia”. Contudo, salienta que “a percentagem de abstenção é ainda elevada, o que deve levar a pensar em medidas que ajudem a aumentar a participação dos eleitores”.

Quanto à maioria absoluta alcançada pelo Partido Socialista, o ‘Unir Para Fazer’ considera que tal “concede à governação uma maior liberdade e estabilidade na ação, na medida em que não está dependente das negociações dos seus diplomas essenciais, podendo assim cumprir o seu programa eleitoral e o seu programa de governo. Por seu lado, os partidos da oposição terão a oportunidade de apresentar e trabalhar as suas ideias, de forma objetiva e liberta do calculismo eleitoral de curto prazo”.

Por fim, este Movimento ilhavense “espera que a nova governação do país cultive a transparência e a prática democrática, defenda um diálogo construtivo e não ceda à imposição”.