Foto: CMI

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo realiza-se de 19 a 27 de março e tem lugar, maioritariamente, no Jardim Henriqueta Maia, no centro Ílhavo.

Treze padeiras de Vale de Ílhavo vão mostrar o que melhor sabem fazer: padas, folar de Páscoa (ou bolo doce, caso não tenha ovos cozidos) e broa, que pode ser adoçada com abóbora – tudo isto cozido em forno a lenha. Ao lado das padeiras estarão também representadas duas moagens de Vale de Ílhavo, cuja farinha de fabrico tradicional contribui para tornar único este pão.

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo começa no fim-de-semana de 19 e 20 março, com o espetáculo “MM.Mesa-Masseira”, desenvolvido com a comunidade e com a direção artística de Luiz Antunes, que decorre na Moagem Grave, em Vale de Ílhavo (dia 19), e na Casa Gafanhoa, na Gafanha da Nazaré (dia 20).

O dia 24 é dedicado às crianças das escolas do município, com um conjunto de atividades ligadas à confeção do pão. No dia seguinte, 25, o programa foca-se na população sénior, com diversas ações ao longo do dia: uma aula de relaxamento, oficinas de folclore e de costura criativa, o concurso “A minha pada é melhor que a tua” e uma edição especial da iniciativa “Se esta rua fosse minha”, promovida pelo Centro de Documentação de Ílhavo. À noite, a Associação “Os Baldas” abre portas, em Vale de Ílhavo, para uma oficina de pão, seguida de uma sessão de “Contos Cantos Risos e Acalantos”, com Dennis Xavier.

A abertura oficial da Festa do Pão de Vale de Ílhavo acontece no dia 26, às 14h30, no Jardim Henriqueta Maia, seguida da atuação dos “Toca Baldar”, banda de percussão de Vale de Ílhavo. Ao longo da tarde, haverá outros momentos de música, com “Da Cruz One Man Band” (um multi-instrumentista com muito humor), “A Chiclateira” (uma cozinha rolante com um menu de canções gastronómicas) e “Supertronik Bootleg” (cinco ‘seres extraplanetários’ que reproduzem músicas de uma cassete gravada em 1997). Durante a tarde realizam-se também uma oficina de costura criativa e uma oficina de padas, pão de salicórnia e folar de Vale de Ílhavo.

O programa para o dia 27, que é idêntico ao anterior, inclui ainda “Histórias em Palco”, promovido pela Biblioteca Municipal de Ílhavo, a atuação do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e uma investida dos Cardadores, personagem carnavalesca de Vale de Ílhavo.

Nesse fim-de-semana, haverá venda de pão, complementada pelo serviço de bar. Em ambos os dias estará patente na tenda, no Jardim Henriqueta Maia, a exposição “A ‘pasteleira’ do pão”.

O Festival de Pão de Vale de Ílhavo é uma iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas” e os Cardadores de Vale de Ílhavo.

Mais informações aqui.