Foto: Grupo Visabeira

O Museu Vista Alegre e o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel associam-se, entre os dias 9 e 25 de abril, a um conjunto de iniciativas culturais, nacionais e internacionais, que, refere-se em comunicado, “proporcionam o contacto com o património cultural e industrial do Lugar da Vista Alegre em Ílhavo”.

Integrando o programa do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, o Museu Vista Alegre junta-se à celebração nacional do programa ‘À descoberta do Turismo Industrial’. Esta comemoração agrega as iniciativas ‘Do Desenho à Pintura: inspirações Vista Alegre’, ‘Indústria Viva’ e um programa de visitas guiadas que alertam para a “necessidade de preservação e valorização do património”.

As comemorações têm início no dia 9 de abril, às 10h00, com a oficina ‘Do Desenho à Pintura: inspirações Vista Alegre’, destinada a iniciados e que tem como objetivo dar a conhecer alguns dos princípios do desenvolvimento de uma decoração em porcelana. A oficina, com inscrição obrigatória, realiza-se no Serviço Educativo do Museu da Vista Alegre até às 13h00. O valor é de 29 euros por pessoa e inclui os materiais necessários e acompanhamento. A peça poderá ser levantada, depois de cozida, na receção do Museu Vista Alegre.

A iniciativa ‘Indústria Viva’ estende-se às salas de exposições do museu, onde, nos dias 9 e 10 de abril, entre as 15h00 e as 18h00, decorrem demonstrações de ofícios de escultura, com a presença de um oleiro da Vista Alegre, que estará a trabalhar ao vivo, revelando a técnica de fabrico de uma peça escultórica. No fim-de-semana de 23 e 24 de abril, as demonstrações de ofícios regressam, desta vez com pintura a pincel. Entre as 15h00 e as 18h00, um pintor estará na sala de exposições do museu para, ao vivo, apresentar esta técnica artística. A sessão está disponível mediante aquisição de ingresso no local.

As visitas guiadas ao Bairro Operário, um espaço residencial industrial que nasceu com a fundação da fábrica em 1824, realizam-se nos dias 12, 13 e 14 de abril, às 16h00. A visita de 45 minutos é gratuita mediante marcação prévia.

A 18 de abril, data em que se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, promovem-se visitas guiadas e livres à Capela de Nossa Senhora da Penha de França, mais conhecida como Capela da Vista Alegre, classificada como Monumento Nacional.