Foto: Porto de Aveiro

A Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) confirma que, a partir do dia 16 de abril, navios com pavilhão russo estão impedidos de aceder aos portos da União Europeia (UE).

“Entende-se por navio: um navio abrangido pelo âmbito de aplicação das convenções internacionais relevantes; um iate de comprimento igual ou superior a 15 metros que não transporte carga nem mais de 12 passageiros; ou embarcações de recreio ou motos de água”, explica DGRM.

E acrescenta que “a mesma restrição de acesso a portos da UE também se aplica a navios que tenham alterado o seu Pavilhão russo, para o Pavilhão ou Registo de qualquer outro Estado, após o dia 24 de fevereiro de 2022, data do início da invasão da Ucrânia”.

Contudo, “as autoridades competentes podem autorizar as escalas de navios em portos nacionais, desde que enquadradas nas exceções previstas no referido regulamento ou para fins humanitários, tendo obrigação de reporte à Comissão Europeia e restantes Estados Membros”.