Foto: Docapesca

Até 2024, a Docapesca SA, responsável pela organização da primeira venda de pescado em Portugal continental, vai investir 1,8 milhões de euros no porto de pesca de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.

O investimento será direcionado à dragagem de manutenção de fundos, que começa já em setembro, requalificação da lota, remodelação/ampliação da área para bivalves, reabilitação de armazéns de comerciantes e reabilitação dos sistema de videovigilância.

Entre 2016 e 2021, a Docapesa SA já tinha investido 1,1 milhões de euros em obras de construção, manutenção e reabilitação.

Resultados de 2021
Durante a visita da ministra da Agricultura e Alimentação de Portugal, Maria do Céus Antunes, e da ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas de Moçambique, Lídia Cardoso, foram apresentados os resultados da atividade do porto referente a 2021.

O equipamento portuário transacionou 17,1 milhões de euros, num total de 8,1 milhões de quilogramas, com um preço médio de 2,12 euros por quilo.

As embarcações de arrasto capturaram 3,3 milhões de quilogramas, que resultaram em 6,7 milhões de euros em vendas. A pesca do cerco capturou 2,5 milhões de quilogramas, resultando em 3,5 milhões de euros. Outras artes pescaram 2,2 milhões de quilogramas, que originou 6,8 milhões de euros.

As exportações subiram, atingindo mil milhões de euros, mais 250 mil euros do que 2020.

A ministra Maria do Céu Antunes revelou ainda que o Governo irá recorrer a fundos europeus do Programa de Recuperação e Resiliência e outros fundos europeus para a modernização da frota.