No próximo dia 21 de julho, o município volta a promover uma sessão doação de sangue, em parceria com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Entre as 9h e as 13h, a Casa da Cultura estará aberta a todos os potenciais dadores que pretendam associar-se à campanha “Partilhe um bem que salva vidas!”.
“Sendo a solidariedade um traço que define a comunidade, a Câmara Municipal de Ílhavo apela à adesão a esta causa e lembra que todos os tipos de sangue são necessários para salvar vidas”, refere a autarquia.
Os interessados podem fazer a sua pré-marcação até ao dia 19 de julho, através do formulário online, dos números de telefones 234 329 625 ou 234 329 649 ou do endereço de e-mail gafilhavo@cm-ilhavo.pt .
As condições gerais para qualquer pessoa se tornar potencial dador(a) de sangue são a seguintes: tomar a decisão de se tornar dador(a); sentir-se com saúde e ter hábitos de vida saudáveis; ir ao exame médico que é feito no local da dádiva e responder com sinceridade às perguntas que lhe forem feitas; tomar uma curta refeição.
São condições essenciais para ser dador(a) de sangue: ter idade compreendida entre os 18 e 60 anos; ter hábitos de vida saudáveis; ter peso igual ou superior a 50 kg; não estar em jejum nem no período da digestão; não ter recebido transfusões de sangue desde 1980.