Foto: CMI

A festa que liga o mar ao cinema está de volta a Ílhavo, com o “Mar Film Festival”, que se instala durante os fins-de-semana de novembro, no auditório do Museu Marítimo.

Ao longo desse mês, nos dias 12 e 13, 19 e 20, 26 e 27, exibem-se curtas, médias e longas-metragens, ficção, animação e documentários, que se estrearam nos últimos três anos.

Um dos destaques vai para o ano do centenário do nascimento de António Campos, pioneiro em Portugal no género docuficção, recua-se até 1975 para uma secção especial, com exibição do filme “Gente da Praia da Vieira” e da curta “A Festa”, obras recentemente digitalizadas pelo projeto FILMar – Digitalização do Património Cinematográfico, uma iniciativa promovida e apoiada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

A autarquia refere que «este é um festival que assume o “Mar” por completo e valoriza a “Estética” que os patrimónios do mar oferecem a esta arte», e que «é um evento cultural que segue o rumo a que o Museu Marítimo de Ílhavo se propõe, através do trabalho das memórias do mar e da educação e sensibilização para os patrimónios marítimos através da arte».

A entrada é gratuita.
O programa completo pode ser visitado aqui.