Em 2023, o Museu Marítimo de Ílhavo renova o programa “Tanto Mar!”. Para amanhã, dia 28, vai ser inaugurada a exposição “Terra Incógnita: Pioneiros do mar português” que desvenda a importância científica do mar nos finais de oitocentos, um pouco por toda a Europa e, em particular, em Portugal com os primeiros estudos oceanográficos publicados por Baldaque da Silva, Rei D. Carlos de Bragança e Alfredo Magalhães Ramalho.
Às 18 horas, há uma conversa de mar sobre o imaginário marítimo em finais de oitocentos, com Cristina Brito, do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa – CHAM.
A pensar nos mais novos, às 15 horas, o Museu Marítimo de Ílhavo abre as portas do Aquário dos Bacalhaus. Em “Mergulhador por um dia”, os participantes ficam a conhecer as particularidades desta profissão e os bastidores do Aquário.
Uma hora depois há a oficina para famílias “Para além do Bacalhau”, onde são dados a conhecer alguns gadídeos, familiares do bacalhau.
Às 10 horas, acontece a oficina “Nós no Modelismo/Porta-chaves” que desafiará os participantes a fazer um porta-chaves com um nó.
Todas as atividades são gratuitas.