A edição 2023 da Maratona da Europa, que se realiza a 23 de abril, vai ser a primeira a fazer parte da lista restrita do programa “World Athletics Label Road Races”, onde estão reunidas as principais provas de estrada do mundo com certificação pela World Athletics – Federação Internacional de Atletismo.

A Maratona da Europa 2023 entra assim para o primeiro patamar de um conjunto de quatro níveis, o grupo “Label” (categoria E), que autentica as principais provas de estrada por todo o mundo. Nos níveis seguintes estão os selos “Elite” (B), “Gold” (A) e “Platinum” (GW).

Em termos práticos, esta certificação significa que os atletas federados que participem na Maratona da Europa podem pontuar para o Ranking Mundial e com isso têm a possibilidade de aceder a outras Maratonas Internacionais, incluindo Maratonas da categoria “Label”.

No seu site oficial, a World Athletics esclarece que um Selo Mundial de Atletismo denota uma organização completa da Competição e das Regras Técnicas, no mínimo, na componente de elite da competição. Os rótulos também revelam padrões superiores na organização do evento, segurança e experiência do corredor, apoio das autoridades públicas ao evento e um compromisso financeiro com o antidoping.

A apresentação oficial da Maratona da Europa está agendada para este sábado, dia 25 de março, pelas 17 horas, no Cais da Fonte Nova, em Aveiro.