A Câmara Municipal de Ílhavo inicia, a partir de amanhã, a realização de seis Encontros de Participação, onde os munícipes irão apresentar ideias e projetos que considerem de interesse para o município.

O primeiro encontro está agendado para amanhã, quarta-feira, dia 19, às 14:30 horas, na Escola João Carlos Celestino Gomes, numa sessão dirigida à comunidade escolar.

Esta iniciativa passará pelas Juntas de Freguesia da Gafanha da Nazaré (dia 21), São Salvador (dia 24), Gafanha da Encarnação (dia 27) e Gafanha do Carmo (dia 28), com início às 19 horas, e pela Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, no dia 26, às 14:30 horas.

Esta primeira edição do Orçamento Participativo arrancou no dia 27 de março com a fase de Submissão de Propostas na plataforma online https://op.cm-ilhavo.pt que decorre até 30 de abril.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Ílhavo pretende estimular e garantir a participação dos munícipes nas decisões sobre os investimentos municipais, contribuindo assim para uma cidadania ativa, envolvida e comprometida com a valorização do município.

O Orçamento Participativo de Ílhavo é um instrumento de participação dos cidadãos na gestão autárquica e visa contribuir para uma participação informada, interventiva e responsável dos munícipes nos processos governativos locais.

O Orçamento Participativo de Ílhavo beneficia a democracia participativa, dando aos cidadãos o poder de decidirem como devem ser investidas as verbas dos orçamentos públicos, apresentando propostas e determinando, através de votação pública, os projetos vencedores.

Na sua primeira edição, o Orçamento Participativo de Ílhavo tem disponível um montante total de 85 mil euros, que se destina a financiar a concretização dos projetos vencedores.