O festival gastronómico “Vamos aos Cricos!” está a ser um sucesso, como indica o próprio número de menus servidos durante os primeiros dez dias da iniciativa, onde se registou a venda de cerca de 500 menus relativos ao festival.

A garantia foi dada pelo presidente da Câmara de Ílhavo, João Campolargo, durante uma apresentação à imprensa, a bordo da embarcação do velejador Renato Conde, na Costa Nova. «Já atingimos quase meio milhar de menus que foram servidos neste percurso de 10 dias, o que é muito significativo para oito restaurantes que abraçaram esta primeira ideia do nosso festival gastronómico», referiu o autarca, lembrando que «este festival que arrancou este ano, tem que ser potenciado ainda mais». Campolargo revelou ainda que a Câmara Municipal investiu um valor residual, já que «o grande investimento está nos nossos empresários».

A vereadora Mariana Ramos destacou o «princípio de valorização daqueles que são os nossos produtos locais», onde este festival assenta, lembrando aquilo que esteve na génese do “Vamos aos Cricos!”. «Esta identidade tão própria das gentes da ria, a celebração daquilo que é o regionalismo de ter o crico, que deve ser celebrado com esta reflexão muito própria que nós temos com a ria».

Mariana Ramos disse que «ainda existe muita desinformação associada à segurança do consumo dos bivalves, e, contámos com a parceria da APARA para trabalharmos também toda esta comunicação e informação ao consumidor, que é muito importante no âmbito destes produtos».

O secretário-geral da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA), Acúrsio Santos, destacou a «forte variedade de bivalves que são consumidos a nível nacional que saem da ria de Aveiro», o que, «em números redondos» representa «mais de 80% do berbigão/crico que sai desta ria».

Houve tempo ainda para uma degustação de produtos da ria, mais concretamente amêijoas e chocos, cuja preparação ficou a cargo do chef Francisco Miranda, da Marisqueira da Costa Nova.

O festival gastronómico “Vamos aos Cricos!” vai continuar a decorrer nos oito restaurantes aderentes (Adhoc´as Bar, Marisqueira Costa Nova, Canastra do Fidalgo, Estrela do Mar, O Gafanhoto, Sétimo Beach Club, Marisqueira da Barra e Taberna Nobe). até ao próximo dia 30 de abril.