A Câmara Municipal de Ílhavo apresenta a programação do Laboratório do Envelhecimento deste trimestre com foco no poder das gerações.
No dia 19 de abril, vários estudantes da licenciatura de Psicologia da Universidade de Aveiro estiveram à conversa com pessoas mais velhas para tentar descobrir o que une ou o que pode separar as distintas gerações, partindo da temática da solidão. Na sequência dos resultados da conversa, está agora a ser desenvolvido o projeto comunitário de teatro musical “Cores entre Gerações”, sob a orientação do artista Jonathan Margarido. Este projeto é aberto a toda a comunidade, estando os ensaios agendados para os dias 26 de abril, 2, 3 e 4 maio, com início às 17:30 horas.
No Eixo da Investigação, destaque para a rúbrica “Palavra de Investigador”, com a investigadora Ana Rita Brás, da Universidade de Coimbra, que irá abordar o tema “Morte do Cônjuge e Redes Relacionais – Um Estudos Sobre a Viuvez Feminina”, no dia 20 de maio, às 10:30 horas.
No âmbito dos Projetos de Investigação, dar-se-á início ao projeto SINDIA- Desigualdades Sócio Espaciais na Demência, que irá estudar de que modo as desigualdades sócio espaciais afetam as vidas das pessoas com demência e a dos cuidadores informais.
Já o projeto ACTIV – Plataforma de Estímulos está a desenvolver um programa-piloto para testar os seus programas de exercício físico e cognitivo, através de conteúdos digitais, desenhados e promovidos pela empresa tecnológica ACTIV, para melhorar a autonomia dos cidadãos de idade avançada e reduzindo assim a fragilidade, dependência e encargos com saúde.
Ainda no Eixo da Investigação, será apresentado o Modelo de Interação para o Estímulo da Comunicação Oral na Demência, em que cada participante irá explorar mundos-história interativos (conjunto de vídeos 360º, interligados entre si, que possibilitam a manipulação da sequenciação de eventos) adaptados à sua história de vida e recolhe “memórias” através do objeto tangível diegético. Este é um projeto promovido pela Universidade de Aveiro e cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
No Eixo do Conhecimento, destaca-se o programa de conversas “Conscientes?”, que pretende aumentar o conhecimento na tomada de decisões relativas ao projeto de vida. Estes encontros acontecem a 2 e a 8 de maio, às 10:30 horas, e contam com o apoio do Instituto Politécnico de Portalegre, Segurança Social de Aveiro e a Equipa dos Programas Especiais da GNR de Aveiro.
O Projeto “Fala!”, dedicado ao tema “Demências”, irá contar com a colaboração das gerontólogas Rita Trindade e Carolina Marques, que irão partilhar no dia 27 de abril, às 19 horas, as suas experiências na Associação Reabilitar Alzheimer, contando com o contributo de todos os participantes. Esta é uma ação promovida pela Associação Nacional de Gerontólogos.
No eixo da Criação destaque para o arranque do Projeto Comunitário “Coro da Memória”, que pretende desafiar as pessoas a integrar um coro que pretende surpreender a partir de letras originais e cancioneiros portugueses, onde o corpo e a criatividade são os principais elementos para a apresentação de um produto artístico original e singular.