Maré - Ana Santos

Este domingo, dia 30 de abril, às 19 horas, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe MARÉ, uma homenagem da Cooperativa Cultural Sons Vadios à vida e ao trabalho árduos dos pescadores e das comunidades piscatórias portuguesas.

Através da música, da imagem e da palavra, o público é convidado a embarcar numa viagem multimédia pelas diversas localidades marítimas de todo o país, onde os seus criadores e intérpretes nasceram. O espetáculo reflete, em várias dimensões, sobre as histórias da faina, da vida de quem foi e de quem ficou, e conta com a participação de Sara Vidal (Nazaré), Celina da Piedade (Setúbal), Quiné Teles (Ílhavo), Zé Francisco (Tavira) e Abílio Caseiro (Nazaré) na música; Sónia Pereira (Olhão) na poesia dita; e João Espada (Loulé) no vídeo.

No sábado, dia 29, promove-se uma Oficina de Canto Tradicional que consiste numa sessão de exploração do repertório de MARÉ, num ambiente informal e descontraído, cujo principal objetivo é formar um coro comunitário que integra o espetáculo do dia seguinte. Orientada pelos músicos Sara Vidal, Quiné Teles e Zé Francisco, a oficina é gratuita, arranca às 15 horas, tem a duração de quatro horas e as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrónico mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt ou nas bilheteiras da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Ainda a 30 de abril, dia do espetáculo, nota ainda para a apresentação do livro “Na Língua da Maré – Crónicas de Mar e de Mareantes”, de Abel Coentrão e Helder Luís, às 17:30 horas, no Convés da Fábrica das Ideias. Este é um livro que reúne histórias de pescadores e suas famílias em Portugal, com fotografias exclusivas da vida no mar, sendo também uma homenagem às comunidades piscatórias e ao trabalho dos seus habitantes.