O Festival Rádio Faneca está de regresso ao centro histórico de Ílhavo, entre 16 e 18 de junho, com concertos, projetos com a comunidade, uma rádio que emite em FM, online e ao vivo, jogos, teatro e circo contemporâneo nos becos.
No cartaz musical, Tó Trips, Glockenwise, Zé Ibarra, B Fachada, Luca Argel e Manuela Azevedo com a Orquestra de Jazz de Matosinhos asseguram os concertos da noite, que nos dias 16 e 17 terminam com os dj sets de Helena César e João André Oliveira (Antena 3).
Nos concertos dos becos, que acontecem nas tardes dos dias 17 e 18, atuam Jasmim e Filipe Sambado, e ainda quatro duplas de artistas ilhavenses, que integram a plataforma PRAIA (do programa de apoio à produção local do 23 Milhas) desafiados a juntarem-se para tocar as próprias músicas, mas também a fazerem versões de músicas do projeto com que trabalham: Paula Cirino e Cláudio da Paula, Satha Lovek e Henrique Vilão, Rui Pereira e António Justiça e Equinócio e Wine on the Carpet.
No palco Rádio, há concertos de O Marta, Ana Lua Caiano e Pedro Branco toca Marco Paulo. A rádio, que emite em 103,9 em FM, mas também tem emissão online, e acontece entre as 10h e as 20h em todos os dias do festival, conta este ano com a condução de Marta Rocha (Antena 3) e Maria Inês Santos (23 Milhas) e promove os habituais discos pedidos, conversas, rubricas das várias estruturas do Município de Ílhavo e das associações locais e entrevistas com os protagonistas dos festivais: comunidade e artistas.
Nos projetos com a comunidade, destaque para o regresso do projeto Casa Aberta, interrompido pela pandemia, em que algumas casas do Centro Histórico de Ílhavo abrem portas a convidados que desconhecem para uma performance e um jantar. Este ano, o projeto é orientado pela poeta Francisca Camelo, que trabalha as memórias gastronómicas das famílias inscritas, em resposta ao mote do verso de Natália Correia: “a poesia é para comer”.
A programação do festival conta ainda com as Histórias nos Becos com a atriz Ana Madureira, a performance Masaje de la Visión, o projeto de teatro Soundcheck, do Teatro da Didascália, o espetáculo de circo contemporâneo Chá das 5 – Peça para quatro amigas mais uma que nunca mais chega, os Jogos do Helder, na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, e o Espaço do Brincar, no Jardim Henriqueta Maia.
A partir de um manifesto que convida à navegação mais lenta, o Festival Rádio Faneca, nesta décima edição, desafia o público a abrandar, desligar o piloto automático e explorar a cidade de forma mais lenta e contemplativa, identificando as pausas e os sinais de vida dos que a habitam.
O Festival Rádio Faneca é organizado pela Câmara de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas, e é gratuito.