As Festas do Município de Vagos estão de volta de 26 a 30 de maio, com um cartaz recheado de excelentes propostas para os cinco dias do evento organizado pela Câmara Municipal de Vagos.

Os cabeças de cartaz serão os Xutos & Pontapés, que visitam Vagos pela primeira vez, que marcarão presença no palco da Quinta do Ega no dia 28 de maio, às 22:30 horas. No dia anterior, é Diogo Piçarra a atração principal, no Palco Quinta do Ega, à mesma hora.

As festas irão ter o seu arranque no dia 26, com um concerto no Palco Quinta do Ega, com os vaguenses Himalion de Diogo Sarabando, sendo que a noite se prolongará depois com a atuação dos DJ’s Álvaro Martinez e Djarm.

O sábado, dia 27 de maio, vai abrir com o grupo Côdeas do Diabo, que irão em arruada pelas ruas da Vila de Vagos. A partir das 10 até às 19 horas, terá início no Jardim S. Sebastião, a Feira Multicultural, sob a égide da CLDS-4G de Vagos. Esta vai ser uma novidade, que privilegiará a inclusão, uma vez que configurará uma mostra da diversidade cultural que existe, aos dias de hoje, no concelho de Vagos e que nos é trazida pelos imigrantes de várias paragens que vivem e trabalham em Vagos. Às 21:30 horas, no auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos, será apresentada a peça de teatro “Um fantasma chamado Isabel”, da autoria do Grupo de Teatro Fantástico da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, sendo que às 22:30 horas, o convite é para rumar ao palco Quinta do Ega para assistir ao concerto do músico nacional Diogo Piçarra. A noite vai ser concluída com a atuação dos Insert Coin e também do DJ Miguel Costa.

O domingo, dia 28, vai abrir com a edição especial Festas de Vagos da FaaVa – Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos, que terá a sua abertura às 9 e encerramento às 18 horas. Nos restantes destaques do dia, saliência para a sempre tão marcante procissão do Espírito Santo, que irá percorrer as ruas da Vila de Vagos, a partir das 17 horas. Às 19:15 terá início o mini-concerto da Banda Vaguense, no palco que estará instalado no Largo do Tribunal.

Para segunda-feira, dia 29, feriado Municipal, os grandes destaques vão para as cerimónias religiosas em honra a Nossa Senhora de Vagos, que decorrerão com a habitual Missa Campal, que sempre traz a Vagos milhares de peregrinos de toda a região com especial enfoque para os de Vagos e de Cantanhede, que professarão a sua devoção por Nossa Senhora de Vagos. Ainda no Santuário, às 16 horas, será altura para a tão marcante Bênção do Bodo. À mesma hora, no Palco do Tribunal de Vagos irá realizar-se a cerimónia de atribuição de diplomas de Mérito Municipal.

Às 21h00, começa a sempre belíssima Procissão das Velas, com início no Santuário da Senhora de Vagos, seguindo-se, no Palco do Largo do Tribunal, a Serenata à Senhora de Vagos, com a participação do “mestre” Armindo Fernandes, de Ni Ferreirinha e de Fábio Rocha que irão acompanhar as fadistas Carolina Pessoa e Andreia Alferes.

A finalizar as Festas de Vagos 2023, na terça-feira, dia 30 de maio, às 10 horas, realizar-se-á a tradicional sardinhada na Quinta do Ega e, às 16 horas, as comemorações encerrarão com o artista popular Ricardo Silva.