O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai desenvolver uma plataforma digital de logística transfronteiriça que irá monitorizar o funcionamento do troço logístico entre Aveiro, Leixões, Guarda e Salamanca.

Com esta plataforma, as empresas logísticas internacionais que operam neste corredor passam a dispor de um novo instrumento para tornarem as suas operações mais eficientes, tornando a passagem das mercadorias pelo hub da Guarda mais competitiva.

«Esta plataforma servirá de torre de controlo de toda a cadeia logística. Permitirá mapear, identificar e antecipar as necessidades do corredor logístico e implementar soluções que dinamizem e aumentem a competitividade das empresas», afirma André Garcia Sá, professor no IPG e coordenador do CoLAB LogIN.

«Desenvolvida em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica, a plataforma utilizará algoritmos para controlar os fluxos logísticos, otimizar rotas e fornecer dados que apoiarão os prestadores de serviços, importadores, exportadores e autoridades nas tomadas de decisão», explicou.