O Grupo Desportivo da Gafanha vai organizar a sétima edição da Gafanha Cup, onde são esperados 2200 atletas em representação de 115 equipas de 50 clubes, de Futebol, Futsal e Basquetebol, no fim de semana de 24 e 25 de junho, e no fim de semana de 30 de junho, 1 e 2 de julho.

A organização espera aumentar o número de visitantes, depois de, no ano passado, terem registado 9 mil entradas nos espaços de jogo. Tiago Fresco, da organização do Gafanha Cup, considerou ainda que «aquilo que sinto, de ano para ano, é que as pessoas estão disponíveis, com as portas abertas, para nos ajudar. Estão disponíveis para bem receber». «Acho que é uma grande promoção à nossa cidade da Gafanha da Nazaré e ao nosso município», reforçou Tiago Fresco, revelando que «no ano passado, só em entradas, atingimos as nove mil entradas».

O presidente do GD Gafanha, Dinis Gandarinho, reconhece que este é um evento forte do clube, e que «vamos dar informações a todo o mundo, vamos acarinhar toda a gente que cá vem», porque «este mundo do desporto, e especialmente com as crianças, criam-se amizades que nunca mais se esquecem».

Já o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, enquadrou este evento no mapa de eventos de verão da autarquia, como o festival para jovens Mareato. «Foi uma procura deles nas Assembleias Municipais de Jovens e no Parlamento Jovem, que é deslocalizarmos o Mareato para mais próximo do fim da sua atividade escolar. Fizemo-lo e vamos esperar pelo sucesso», revelou o autarca, explicando que «espero uma participação massiva». «Vamos continuar com a Corrida Popular da Costa Nova, vamos continuar com a Travessia da Ria, com o Mar Challenger, com a Neon Run, que já fez história e vai voltar a fazer história, e também depois com aquilo que é o Festival do Bacalhau e com a Corrida Mais Louca da Ria», deixando o apelo ao GD Gafanha e a outras associações locais para participarem, «porque são eventos para a comunidade e para a envolvência de toda a comunidade e para a participação de todos».

O torneio é apadrinho pelo professor Fernando Martins.