O Clube de Xadrez da Senhora do Pranto Centro organizou a quinta edição do seu torneio anual e juntou cerca de oitenta jovens da região de Aveiro, Coimbra e Porto no Centro Escolar da Senhora do Pranto (Ílhavo).

Foi uma adesão recorde em cinco edições, registando mais duas dezenas de participantes do que na anterior edição em 2022, provando que a modalidade do Xadrez está cada vez mais forte entre os jovens da região.

Marcaram presença atletas do Clube de Xadrez do ATL da Coutada e do Clube de Xadrez da Senhora do Pranto, ambos de Ílhavo, do Clube de Xadrez do Colégio D. José I (Aveiro), do Sport Clube Beira-Mar, do Clube Académico de Téssera (S. João da Madeira), do Agrupamento de Escolas de Vagos, do Clube de Xadrez da Associação Desportiva de Vagos, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, do Clube de Xadrez Norton de Matos (Coimbra), do Colégio de Calvão (Vagos), do Clube de Xadrez do Colégio Efanor (Porto), do Clube de Xadrez do Oliveira do Bairro Sport Clube, do Clube dos Galitos (Aveiro), do Clube de Xadrez do Colégio Português (Aveiro) e do Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas de Aveiro.

Ao fim das muito disputadas e competitivas seis rondas, o xadrezista João Vasconcelos do CX Colégio Português, sagrou-se campeão invicto com seis vitórias. Seguiu-se no 2.º lugar a jovem Marta Almeida, também do CX Colégio Português, também invicta e com os mesmos 6 pontos do campeão, mas com pior desempate. compondo-se o pódio com o atleta do Galitos, Simão Lemos, que somou também cinco vitórias para alcançar o 3.º lugar da classificação geral.

Os pódios das várias categorias foram os seguintes:

Vencedores Sub12

1.º Mark Silva (Colégio Efanor)

2.º Manuel Tenreiro (Colégio Efanor)

3.º Bruno Medeiros (CX Oliveira do Bairro SC)

Vencedores Sub10

1.º Tiago Frutuoso (Colégio Efanor)

2.º Luísa Melo (Colégio Efanor)

3.º Filipe Brito (CX Oliveira do Bairro SC)

Vencedores Sub08

1.º Filipe Oliveira (Colégio Efanor)

2.º Nuno Costa (Colégio Efanor)

3.º Bernardo Beijoco (Colégio Efanor)

Vencedor CX Sr.ª do Pranto

Miguel Santos

Vencedor Não Federado

Sacha Santos (Colégio de Calvão)

Vencedora Feminina

Francisca Camacho (CX Colégio Português)