O NEGE apresentou ontem a III edição do Estrelita Cup/Centro Assist Feminino 2023, torneio de futebol de formação, que vai decorrer nos próximos dias 24 e 25 de junho, na Gafanha da Encarnação.
O vice-presidente do NEGE, José Limas, explicou que esta edição é um relançamento do torneio, porque durante três anos não se realizou, devido à pandemia. O dirigente destacou ainda a «nossa aposta no futebol feminino no NEGE, que foi sempre a primeira bandeira, não descurando o futebol masculino». José Limas garantiu ainda que «vamos continuar a fazer essa aposta». O vice-presidente do NEGE explicou que o clube vai continuar a investir na qualificação das suas instalações e assumiu um sonho de criar um polidesportivo junto à bancada.
Já o presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, Augusto Rocha, destacou a importância da formação em clubes como o NEGE, que, para além de formar desportivamente, também forma pessoas. Para o autarca, «a importância da formação é sempre uma prioridade que eu acho que o NEGE deve ter», lembrando que «nas direções todas que passaram no NEGE, uma das coisas que eu sempre disse foi: atenção que a Junta de Freguesia está cá para ajudar no máximo que puder, desde que seja em escalões de formação».
O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, também marcou presença nesta apresentação, lembrando os desafios logísticos que este tipo de eventos impõe, como o acolhimento de milhares de pessoas. O autarca lembrou outro torneio na Gafanha da Nazaré, o Gafanha Cup, explicando que «eles juntam ali 20 mil pessoas, se vocês juntarem mais cinco mil à volta dos que vêm apoiar, a nossa região vai ficar super-povoada e é natural que não tenhamos resposta». Para João Campolargo, «é ótimo sentir que vocês são de cá e produzem estes eventos, porque vão canalizar para cá também possíveis investidores».
Estão confirmadas as presenças do Sporting, Porto, Arada, Parada, Estoril Praia, Metodologia TOCOF, Valadares, Gaia, CCMI, Marco de Canaveses 09, Esposende, Feirense, Torreense, Rio Tinto e dos organizadores NEGE.