No passado sábado, dia 17, o xadrez regressou à Fábrica da Ciência em Aveiro, com a realização do V Torneio Jovem de Xadrez de Aveiro, realizado pelo Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas de Aveiro e com o apoio da Fábrica da Ciência.

Rumaram ao centro de Aveiro um total de 62 xadrezistas dos escalões Sub08, Sub10, Sub12 e Sub14 de toda a região de Aveiro, e ainda do Porto, para a disputa dos vários títulos individuais. Marcaram presença atletas do Colégio de Calvão, do Clube de Xadrez [CX] da AD Vagos, do Agrupamento de Escolas de Aveiro, do CX Oliveira do Bairro Sport Clube, do Colégio D. José I (Aveiro), do CX ATL da Coutada (Ílhavo), do CX Colégio Português (Aveiro), do CX AEscolas de Aveiro, do SC Beira-Mar, do CX Senhora do Pranto (Ílhavo), do CA Téssera (São João da Madeira), do Grupo Desportivo Dias Ferreira (Matosinhos) e do Clube de Xadrez do Colégio Efanor (Porto).

Ao fim das muito disputadas e competitivas 6 rondas o xadrezista do clube anfitrião, Benjamim Valente, do CX Agrupamento de Escolas de Aveiro, sagrou-se campeão com seis vitórias. Seguiu-se no 2.º lugar o Leonardo Aires, também do CX Agrupamento de Escolas de Aveiro, com 5,5 pontos e completou o pódio Vasco Miranda, do CX do Colégio Efanor, com 5 pontos.

Os pódios das várias categorias foram os seguintes:

Vencedores Sub12

1.º José Balseiro (CX AEscolas de Aveiro) 5pts

2.º Manuel Tenreiro (CX Colégio Efanor) 5pts

3.º Bruno Medeiros (CX Oliveira do Bairro SC) 4pts

Vencedores Sub10

1.º Maria Matos (CX Colégio Efanor) 4pts

2.º Diogo Borges (CX Colégio Efanor) 3pts

3.º Rafael Cruz (SC Beira-Mar) 3pts

Vencedores Sub08

1.º Filipe Oliveira (CX Colégio Efanor) 5pts

2.º Bernardo Beijoco (CX Colégio Efanor) 4pts

3.º Afonso Oliveira (CX Colégio Efanor) 4pts

Melhor Xadrezista do CX AEscolas de Aveiro

João Pombo (CX AEscolas de Aveiro) 4pts

Melhor Xadrezista Feminino

Isabella Marques (AD Vagos) 4pts

Melhor Xadrezista não federado

Sacha Amaral (Colégio de Calvão) 3pts