A festa do surf feminino nacional está a chegar e com ela mais uma hipótese para as jovens aspirantes a competir no Campeonato Nacional poderem fazê-lo. A Miss Quebramar Cup 2023 tem um wild card para oferecer e, à semelhança dos anos anteriores, perspectiva-se forte concorrência pelo convite.
O arranque da 19ª edição do campeonato mais feminino do surf português é já no dia 2 de Agosto, na praia da Costa Nova, e vai para o mar, precisamente, com a prova de qualificação para atribuição do wild card a oferecer pela organização, a cargo da ASA – Associação de Surf de Aveiro.
Assim, as jovens aspirantes a surfistas têm a possibilidade de conquistar um lugar no quadro principal da prova do Campeonato Nacional de Surf (Liga MEO Surf 2023), onde irão competir com as melhores surfistas nacionais.
Apesar da forte concorrência, Carolina Marques, da Associação Mar de Espinho (AME), não deu hipóteses às adversárias em 2021 e 2022, arrebatando o convite e, assim, competindo no quadro principal da Miss Quebramar Cup.
Para participar na prova de qualificação do campeonato da Costa Nova, as jovens atletas interessadas têm de estar federadas, mas não podem constar do ranking da Liga Meo Surf 2023. A inscrição é gratuita e deve ser realizada junto da organização na praia, no dia da prova.
O campeonato segue nos dois dias seguintes (3 e 4 de Agosto) com a competição do quadro principal com as diversas fases eliminatórias.
Como já é habitual, ao longo dos três dias da festa do surf feminino nacional, a organização promove experiências de surf para utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Ílhavo e para todos aqueles que estejam na praia e desejem experimentar as sensações de deslizar nas ondas. Os monitores da ASA levam o seu saber e competência para ensinar e ajudar todos os interessados.
Para além disto, haverá ações de sensibilização ambiental, cada vez mais necessárias, e distribuição de merchandising.