Em Ílhavo, nasceu o Coro da Madrugada, um grupo de mais de 50 de pessoas da comunidade que se reúne todos os domingos, desde maio, num projeto lançado pela Câmara de Ílhavo, para tocar o repertório de José Afonso (1929-1987). O espetáculo de estreia está agendado para o dia 5 de agosto – três dias depois da data do nascimento do cantautor -, às 19 horas, no Cais Criativo da Costa Nova.
O Coro da Madrugada junta pessoas dos 6 aos 81 anos, com e sem experiência de canto, e é orientado pelo pianista Pedro Almeida, que criou novos arranjos, a maestrina Aiofe Hiney, que fez a direção coral, e o professor de canto Luís Freitas, que coordena a preparação vocal.
No dia 5 de agosto, no Cais Criativo da Costa Nova, o Coro da Madrugada toca mais de uma dezena de músicas dos diferentes discos e das várias décadas da obra de Zeca Afonso, entre canções mais conhecidas e outras menos populares, com arranjos exclusivos.
Pedro Almeida, responsável por essa nova orquestração, diz que este é um trabalho «tão entusiasmante como desafiante, precisamente por ser um repertório tão vivido, com tantas formas de ser especial para tantas pessoas de forma diferente e pelo significado que tem na música portuguesa». Já Aiofe Hiney reforça a importância da diversidade do grupo e refere que «para algumas crianças este é o primeiro contacto com esta obra tão profunda, mas há pessoas com mais idade que já ouviram muitas vezes estas músicas e que, mesmo assim, estão a descobrir algumas palavras e ideias pela primeira vez».
O grupo comunitário tem explorado a ideia de fraternidade patente na música de Zeca Afonso, que ultrapassa qualquer posição ideológica que lhe possa estar associada. Pedro Almeida afirma que «é muito importante desconstruir a ideia de que um criador, um músico, um ativista como o Zeca foi só uma coisa porque as personalidades artísticas mais interessantes têm sempre várias facetas e tudo o que Zeca fez exprime a sua posição no mundo».
O espetáculo do Coro da Madrugada estreia no dia 5 de agosto, às 19 horas, no Cais Criativo da Costa Nova. Os bilhetes custam 4 euros, com vários descontos aplicáveis, e estão à venda nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online, na bilheteira da BOL.