A Regata das 4 Horas da Costa Nova, uma das mais icónicas provas desportivas da Ria de Aveiro, está de regresso nos dias 12 e 13 de agosto, para transformar o Campo de Regatas da Costa Nova do Prado numa verdadeira Festa da Vela.

Numa iniciativa do Clube de Vela Costa Nova (CVCN), a que se junta a Associação Náutica da Torreira (ANT), a edição deste ano da Regata das 4 Horas da Costa Nova arranca no dia 12 de agosto, sábado, para a primeira etapa, junto à Torreira, de onde será dada a largada da prova.

Contudo, é efetivamente no dia 13, domingo, que a frota irá dar espetáculo ao longo da muralha da Costa Nova, que, assim, se irá transformar num anfiteatro de eleição de onde se vão poder ver os veleiros evoluir nas águas do Canal de Mira.

O Presidente do CVCN disse aguardar que na edição deste ano das 4 Horas da Costa Nova participem mais de uma centena de velejadores distribuídos pelas diferentes classes e categorias, incluindo os icónicos Vougas, a única embarcação genuinamente portuguesa registada na Federação Portuguesa de Vela, cuja origem teve lugar, precisamente, na Costa Nova do Prado.

Este ano, prosseguiu Paulo Ramalheira, a Regata das 4 Horas da Costa Nova será um instrumento de promoção da atividade da vela na Ria de Aveiro, nas suas componentes de escola, competição e lazer, e é, justamente, por isso que optamos por «trazer» a prova para junto do público, que irá por certo acorrer em grande número à muralha da Costa Nova.

Também o Presidente da ANT, Vasco Martins, realçou o facto de a primeira etapa da prova, disputada entre a Torreira e São Jacinto, no dia 12 de agosto, ter definido um campo de regatas paralelo à estrada de ligação entre as duas localidades, que irá permitir um acompanhamento permanente das embarcações a todos os que em terra queiram seguir o desenrolar da regata.

Tirando partido da realização das 4 Horas da Costa Nova em pleno mês de agosto, o CVCN vai este ano aproveitar o evento para assinalar o Dia do Clube, procurando que os associados e os amigos compareçam em grande número e participem na festa, onde não faltarão “comes & bebes”, música e ainda algumas surpresas, cuja revelação ficou para mais tarde.