A competição que arranca já este ano, tem como objetivo reforçar a ligação entre os dois portos e promover os desportos náuticos.

A Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz apresentou a Taça dos Portos, dedicada às modalidades náuticas, cuja primeira edição acontece já nos próximos dias 2 e 3 de setembro.

A primeira edição – uma prova de Surf, realiza-se, no primeiro dia, na Praia da Barra, terminando no dia seguinte na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz.

Pretende-se que em anos futuros venham acontecer competições das outras modalidades, reforçando a ligação existente entre os dois portos, que partilham o mesmo Conselho de Administração, e promover o potencial existente, em ambas as regiões, para a prática de desportos náuticos.

O troféu, comum a todas as modalidades, ficará exposto um ano em cada porto e terá inscrito, na sua base, o nome dos vencedores.

 Este ano a organização da prova é da responsabilidade das Associações de Surf de Aveiro e da Figueira da Foz e terá um formato constituído por diversas fases eliminatórias femininas e masculinas.

A entrega de prémios está agendada para o último dia da competição na Paria do Cabedelo, na Figueira da Foz.