Vencedores com o Ministro João Galamba Foto: Nuno Freire

Decorreu, este domingo, o segundo e último dia de competição da Taça dos Portos – Surf, que pôs frente a frente as equipas da Associação de Surf de Aveiro (ASA) e da Associação de Surf da Figueira da Foz (ASFF), cada equipa formada por seis surfistas femininas e seis surfistas masculinos.

A prova, que na véspera decorreu na Praia da Barra, teve o dia decisivo neste domingo na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz.

A primeira bateria entrou na água às 9 horas, com ondas de até um metro, vento fraco de leste, o que proporcionou excelentes momentos de surf durante todo o dia, tendo a competição sido muito renhida, com ótimas prestações dos surfistas de ambas equipas.

As finais tiveram lugar às 15 horas, altura em que o mar se apresentava com excelentes condições e ondas perfeitas, o que potenciou ainda mais as prestações dos competidores.

O favoritismo dos vencedores do dia anterior confirmou-se e Núria Maganinho e David Almeida, da equipa da ASA, voltaram a vencer as respetivas finais, tendo assim obtido a vitória nas suas categorias depois do somatório dos dois dias de prova.

O resultado final, determinado com o somatório das prestações de todos os surfistas nos dois dias de prova, deu a vitória à Associação de Surf de Aveiro com 14.180 pontos, contra os 13.980 da equipa da Associação de Surf da Figueira da Foz.

A cerimónia de consagração dos vencedores contou com a presença do Ministro das Infraestruturas João Galamba, da Administração do Porto de Aveiro – Eduardo Feio, Carlos Monteiro e Andreia Queirós, para além do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, de Bruno Ribau que representou a Câmara Municipal de Ílhavo, do Capitão de Fragata Vitor Jorge Conceição Dias (Comandante da Capitania do Porto de Aveiro), Capitão de Fragata Pedro Miguel Cervaens Costa, entre outros convidados.

Durante os dois dias de competição foram surfadas 530 ondas, tendo Núria Maganinho (da equipa ASA) obtido a onda mais pontuda: 9,17 pontos em 10 pontos possíveis.

Na categoria masculina e melhor onda foi de Guilherme Caetano (ASA): 8,67 pontos.

Para a Administração do Porto de Aveiro e da Figueira da Foz (administração conjunta), a Taça dos Portos é uma das componentes da estratégia de apoio a iniciativas relacionadas com o mar e na aposta no desporto náutico, intensificando a relação entre os dois portos e os dois municípios.