O 23 Milhas apresentou a programação para o último trimestre do ano, com destaque para a Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, que decorre de 20 a 22 de outubro, mas também para o festival LEME, de circo contemporâneo, que decorre de 30 de novembro a 3 de dezembro, em vários espaços do 23 Milhas. No dia 18 de novembro, a Noite Europeia do Circo adianta a criação apoiada deste ano, “Vagalume”, da companhia Coração nas Mãos.

O projeto reforça a sua parceria com a Universidade de Aveiro, acolhendo o ciclo Festivais de Outono, com “Songs of a Wayfarer”, de NoMad Duo (16 novembro) e os QuinteTango do Conservatório de Música de Coimbra (21 novembro), no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre e na Casa da Cultura de Ílhavo, respetivamente.

No dia 8 de outubro, o 23 Milhas encerra as atividades do Planteia com o Plantio de Outono, num dia em que se promove a manutenção do jardim da Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, um Baile de Outono e uma oficina sobre folhas. No mesmo dia, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta o Ciclo Mendelssohn, com a direção do maestro Jan Wierzba. Salvador Sobral regressa a Ílhavo, à Casa da Cultura, com a apresentação do seu último disco, “Timbre”, no dia 12 de outubro.

Destaque para as celebrações das associações ilhavenses nos espaços do 23 Milhas: o Grupo de Jovens “A Tulha” realiza o Festival Canção Vida, em que convida Cláudia Pascoal como artista e jurada, no dia 14 de outubro; o CASCI celebra o seu aniversário no dia 12 de novembro com a atuação do cantautor Tiago Bettencourt; e a Orquestra Filarmónica Gafanhense apresenta “The Automatic Earth”, no dia 26 de novembro. Destaque ainda para o espetáculo de dança “Distante” (25 novembro), de Né Barros, a apresentação das “Fóssil” (3 novembro), de Rita Natálio e de “A Histórias das Coisas” (17 novembro), da Mochos no Telhado.